RÁDIO MARINGÁ - Paratletas que participaram da Rio 2016 são homenageados em Maringá

Os atletas paralímpicos de Maringá foram homenageados nesta segunda-feira (3) pela participação e empenho na Rio 2016. Os esportistas Beatriz Borges Carneiro, Terezinha Guilhermina, Edevaldo Silva e o atleta guia Guilherme Santana receberam uma placa de reconhecimento pelo esforço ao representar o município. As Paralimpíadas 2016 ocorreu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 7 e 18 de setembro e contou com a participação de mais de 4 mil paratletas de mais de 160 países.

Paratletas

Beatriz Borges Carneiro, com 18 anos, alcançou o índice paralímpico na disputa do Circuito Loterias Caixa, que ocorreu em julho, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Beatriz defende a União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM), com o apoio da Associação de Pais e Atletas (Apan), através da Secretaria de Esportes (SESP). Também é federada pela Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Intelectuais (ABDEM). A esportista foi a única paratleta brasileira da categoria a participar das Paralimpíadas do Rio 2016. Classificada para a final, obteve o lugar na prova dos 100 metros peito. Juntamente com a irmã gêmea Débora, elas possuem dez recordes brasileiros da natação paralímpica e ocupam a primeira e segunda posição no ranking brasileiro desde 2013. Também são detentoras de dois recordes Panamericanos e ocupam a primeira e segunda posição no ranking das Américas na prova de nado peito.

Terezinha Guilhermina se preparou na pista de atletismo do Estadio Willie Davids que tem reconhecimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Terezinha conquistou oito medalhas paralímpicas, três mundiais, é recordista mundial do 400 metros e no revezamento 4x400 metros.

Já Guilherme Soares de Santana é um atleta guia que iniciou no atletismo no Centro Esportivo do Município e conquistou três medalhas em Paralímpidas, nove em mundiais esete em jogos Parapan-Americanos como atleta guia de Terezinha Guilhermina. Na última Paralimpíada foi atleta guia de Jerusa Geber dos Santos, treinando-a na pista de atletismo do Estadio Willie Davids.

Federado pelo Instituto Terezinha Guilhermina, Edvaldo Silva é recordista brasileiro no salto em distância na classe f42 recordista brasileiro no lançamento de dardo na classe f44. Atualmente é o terceiro colocado no ranking mundial do Internacional Comitê Paralímpico, além de ser o primeiro paratleta a lançar acima de 50 metros no lançamento do dardo. Foi o vencedor do prêmio Orgulho Paranaense do Esporte em 2014, na categoria Paradesporto de Rendimento e sétimo colocado nas paralimpíadas do Rio 2016, quebrando o recorde brasileiro de 53,7 metros.
+ www.radiomaringa.com.br

Comentários