RÁDIO MARINGÁ - Panasonic Jaguar Racing estreia no Eprix de Hong Kong da FIA e Fórmula E

A Panasonic Jaguar Racing fará sua estreia na FIA Fórmula E nesta temporada, cuja corrida de abertura acontece no centro de Hong Kong neste domingo, 9. A Jaguar espera continuar seu bem-sucedido legado em esportes a motor que começou na década de 1950. Agora, a marca ingressa com uma equipe e dois carros próprios na Fórmula E, um campeonato com carros exclusivamente elétricos nas cidades mais incríveis do mundo.

Em Hong Kong estreiam Adam Carroll, britânico de 33 anos, e Mitch Evans, neozelandês de 22 anos, que correm no primeiro carro totalmente elétrico já feito pela Jaguar, o I-TYPE. A equipe Panasonic Jaguar Racing correrá as 14 provas da temporada.

Chamado Race to Innovate, o programa da empresa inglesa para a Fórmula E irá criar benefícios para o futuro dos produtos elétricos e híbridos da Jaguar Land Rover.

Uma corrida na Fórmula E dura 50 minutos e inclui um pit stop obrigatório, no qual os pilotos trocam para o segundo carro, o que torna a competição ainda mais interessante. Os esportistas enfrentam desafios próprios da Fórmula E, como gerenciar o consumo e regeneração da bateria para se manterem carregados até o final da prova.

As empresas podem fazer seus próprios trens de força, o que inclui motor, transmissão, suspensão traseira e inversor. Componentes comuns para todas as equipes incluem o chassi de fibra de carbono e bateria para controle de custos. O foco das equipes fica no desenvolvimento de trens de força para veículos exclusivamente elétricos.

O I-TYPE da Panasonic Jaguar Racing’s possui um MGU (Motor Generated Unit, ou unidade de motor gerador), com potência máxima de 200kW e velocidade máxima de de 140mph (225,3 km/h). A força do motor proveem de uma caixa de velocidade sequencial.

Além de um conceito totalmente elétrico, a Fórmula E é também pioneira entre os esportes a motor em sua escolha de cidades para o campeonato. Cada rodada, exceto a do México, ocorre em circuitos de rua, bem no centro de grandes cidades. Todas as atividades de pista, incluindo treinos, corridas qualificatórias e as corridas finais, acontecem em um único dia, excluindo as corridas double-header de dois dias em Montreal e a final em Nova York.

James Barclay, diretor da equipe Panasonic Jaguar Racing, disse: “Este é um dia de muito orgulho para a equipe Panasonic Jaguar Racing. Temos trabalhado muito e testado exaustivamente para esse momento de estreia aqui em Hong Kong. Estamos aqui para competir, mas especialmente para inovar e inspirar. Vamos correr muito desde a primeira prova, mas nossas expectativas são realistas, pois respeitamos muito os competidores que começaram dois anos atrás nesse campeonato. Aprendemos muito na última temporada ao desenvolver nosso programa, mas não há emoção melhor do que estar na corrida propriamente dita para nos dar dimensão do que precisamos para alcançar nosso potencial – e tudo começa no domingo. Mal podemos esperar para voltar às pistas”.
O norte-irlandês Adam Carroll, de 33 anos, traz velocidade e experiência para a Jaguar numa carreira que inclui muitos campeonatos incluindo A1GP, IndyCar e GP2. Ele iniciou com muito sucesso os testes da equipe.
Adam Carroll disse: “Este momento é histórico para a Jaguar como uma equipe que está prestes a embarcar nessas corridas elétricas. Como piloto, estou ansioso para dirigir na pista, pois não há nada no mundo como a Fórmula E. Quero melhorar a cada etapa e ver os benefícios que cada uma delas nos dá até atingir nosso total potencial. Temos uma grande oportunidade de inspirar fãs em todo o mundo e atingir a próxima geração de pilotos elétricos de uma maneira inovadora. Como pilotos, estamos aqui para correr, mas é importante lembrar que também estamos aqui para deixar um legado no programa e na história da Jaguar.”
Aos 22 anos, Mitch Evans é o piloto mais jovem do grid da Fórmula E, mas traz à equipe experiência no kart e títulos em campeonatos de open-wheel, como o GP3 2012. Ele disse: “Em apenas duas temporadas, a Fórmula E estabeleceu-se como um campeonato de verdadeiros pilotos. Provavelmente possui as equipes mais competitivas no mundo, uma vez que inclui vários ex-pilotos da Fórmula 1 e da IndyCar, bem como vários pilotos da atual FIA World Endurance Championship. O camponato também oferece algumas das corridas mais empolgantes do esporte a motor. Temos muito a aprender nessa temporada, então sabemos que será bem difícil. Mal posso esperar para vestir o macacão da Jaguar neste domingo!
+ www.radiomaringa.com.br

Comentários